domingo, 8 de fevereiro de 2009

Efeito Estufa


Relatório da ONU sobre o Efeito Estufa

No início do mês de fevereiro de 2007 a ONU reuniu, em Paris, mais de mil e quinhentos cientistas, representantes de vários países do mundo inteiro, para debaterem as causas e conseqüências do aquecimento global, que atualmente apresenta efeitos assustadores para a humanidade devido as adversidades do clima no planeta. Na ocasião chegou-se a conclusões alarmantes e previsões catastróficas devido ao crescimento acelerado do Efeito Estufa.

O Relatório da ONU, como ficou denominado, aponta a atividade humana como a principal responsável pelas alterações climáticas, principalmente pelo aumento da temperatura na Terra, através de irresponsabilidades (e ganância) do homem, das quais relacionamos, as principais, abaixo:

Na china, 85% da energia elétrica é obtida pela queima do carvão mineral, lançando diariamente toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Os EUA, que já anteriormente se negaram a assinar o Protocolo de Kioto, são também, segundo o relatório, devido a sua atividade econômica, um dos principais responsáveis pela poluição da atmosfera.

80% dos gases tóxicos emitidos para a atmosfera, pelo Brasil, deve-se as criminosas queimadas na floresta amazônica e canaviais no nordeste, da agricultura primitiva, do desmatamento da Amazônia e das fábricas e usinas que não são fiscalizadas pelo governo.

Uso indiscriminado de combustíveis fosseis, (gasolina, óleo e gás).

Os países ricos são responsáveis por 80% da poluição da atmosfera, enquanto os países pobres, 20%.


Os cientistas ainda fizeram uma série de previsões pouco otimistas, baseadas nos dados atuais, nas quais a humanidade sofrerá os horrores deste aquecimento, desde agora até o final deste século, como por exemplo:

Ondas de calor causando calamidade pública, catástrofes e maremotos em vários países, devido ao derretimento das calotas polares.

A temperatura irá aumentar uma média de 3°, até o final do século. Em alguns casos o aumento será de 5°, como é o caso do centro e nordeste brasileiro.

O derretimento das geleiras causará até 2015 um aumento de aproximadamente 1,58 m no nível do mar em todo o planeta, causando assim o desaparecimento de centenas de praias e grande parte da costa litorânea de inúmeros países do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário