quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Era Glacial II

Gelo mostra mudança abrupta no clima da Terra

Um estudo do gelo da Groenlândia, localizado entre 1.452 e 1.642 metros de profundidade, indica que o clima se alterou abruptamente no fim da última era glacial e que a temperatura aumentou até 10ºC de um ano para outro. A pesquisa, publicada na revista Science, lança um alerta para os cientistas em tempos de aquecimento global: transições dramáticas e totalmente imprevistas no clima podem acontecer em períodos extremamente curtos.

O Dr. Sune Olander Rasmossen, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), diz que é preciso criar modelos que simulem as alterações do passado e que verifiquem se o clima tem pontos de “virada”.

APARÊNCIA – Segundo Sune, os aquecimentos observados durante a era glacial (um há 11.700 anos) mostram as alterações atmosféricas de um ano para o outro. A última dessas viradas climáticas deu ao planeta a cara que ele tem hoje: as geleiras que cobriam parte do Hemisfério Norte derreteram, e o nível do mar subiu cerca de 100 metros.

Para chegar ao resultado, pesquisadores analisaram a quantidade de poeira, a composição da água e do ar preso no gelo, o qual também indica que o aquecimento é iniciado com as mudanças nas monções da região tropical, o que altera os padrões climáticos subitamente no pólo.

De acordo com o pesquisador Pedro Leite Dias, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, um ponto notável da pesquisa é a resolução temporal – análise ano a ano do gelo. “Isso requer um nível de precisão no tratamento dessas amostras que seria inconcebível há cinco, seis anos atrás”.

Ele também considera interessante o fato de o trabalho fazer conexão entre o que aconteceu na Groenlândia e algumas alterações climáticas na região equatorial. “Eu venho acompanhando alguns trabalhos sobre mudanças abruptas da região equatorial. E, na África, há indícios de mudanças repentinas no clima nesse mesmo período, no final do último glacial”, destacou.

INTERGLACIAL – “Nós analisamos a transição da última era glacial até o presente período interglacial, e as mudanças no clima estão acontecendo tão de repente que é como se alguém tivesse apertado o botão”, compara o pesquisador Dorthe Dahl-Jensen.

Sune afirma que o próximo passo é estudar mais o passado do período interglacial.


Ai, ai, ai, ai, ai!

Fonte: Afra Balazina/folhapress – O Sul. 22 de julho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário