domingo, 11 de junho de 2017



CALÇADAS DE BORRACHA

Por Dilamar Soares

Compartilho com os amigos, algumas imagens das calçadas de borracha que apresentei na última sessão, na Câmara. Neste momento, preparo uma apresentação mais aprofundada, para a Sessão de amanhã, onde vou apresentar aos colegas, a ideia que estou levando ao Prefeito Marco Alba, para implementar na cidade.

Anualmente cerca de 50 milhões de pneus são produzidos no Brasil. Responda rápido: Onde é que vai parar tanto resíduo, tanto pneu?

A verdade é que grande parte dessa borracha vira lixo mesmo. Sim, é simplesmente desperdiçada, amontoada nos lixões junto com dejetos de todos os tipos, formando uma grande massa inorgânica de poluição urbana.

Feito com 100% de borracha de pneu reciclado e poliuretano, as CALÇADAS DE BORRACHA proporcionam inúmeras vantagens sobre o cimento e os demais pisos, além é claro do seu baixo custo (já que é feito da reciclagem de um material abundante). E ainda é um piso drenante, sem emendas e sem rejuntes. Cada metro quadrado de placa de borracha utiliza cerca de três pneus.

Um dos problemas que muitas cidades sofrem com o uso do cimento em calçadas é pelo fato do cimento não ser permeável. Com isso, as árvores (precisando de água e respirar) tendem a quebrar o cimento buscando a superfície, além de provocar alagamentos, pois o asfalto impermeabiliza os solos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário